Nossa história

Idealizado e dirigido pelo estrategista Orlando Thomé Cordeiro, Foca na Estratégia nasce com o objetivo de propiciar consultoria estratégica a lideranças e gestores das áreas pública e privada, oferecendo diversos serviços, tais como:

  • Assessoria política a candidatos a cargos eletivos
  • Podcasts e vídeos diários com análise de cenários e tendências
  • Cursos presenciais e a distância
  • Workshops abertos e in company
  • Elaboração de planejamento estratégico para construção de legado

Estruturado como uma plataforma multimídia, integrando Site, Facebook, Youtube, Instagram, Twitter e Linkedin, permite que clientes e prospects identifiquem, de forma rápida e eficaz, soluções adequadas para resolver suas demandas.

Sobre Orlando Thomé Cordeiro

Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, é um profissional dinâmico, com facilidade para estabelecer e manter relacionamentos interpessoais. Desde 2004, é sócio fundador e administrativo da empresa “ORLANDO THOMÉ&CONSULTORES ASSOCIADOS“. Nos últimos 20 anos, teve a oportunidade de exercer diferentes funções nas áreas pública e privada, podendo ser destacadas: dirigente eleito da UNE (1981-1983); presidente eleito do Sindicato de Profissionais de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (1992-1995); diretor sindical nacional eleito do DIEESE (1990-1995); Superintendente da Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social (1996-1998); Gerente e Superintendente do Senac Rio (1998-2006); Superintendente Geral da Fecomércio-RJ (2007).

Entre suas competências, destacam-se:

  • Grande experiência no trabalho de assessoramento político-estratégico a lideranças e executivos nas esferas pública, privada e do terceiro setor;
  • Diversificada prática profissional em gestão de pessoas e liderança de equipes. Facilidade em negociações, seja atuando como parte interessada, seja na condição de mediador;
  • Vivência no desenvolvimento e implantação de processos de planejamento estratégico, voltados à profissionalização da gestão e melhoria de resultados, em organizações de pequeno, médio e grande porte;
  • Experiência na realização de palestras, sobre temas específicos ou gerais, para diferentes públicos (gestores públicos, empresários, profissionais liberais, lideranças sindicais, estudantes, entre outros);
  • Competência para elaborar textos – artigos, discursos, apresentações – para dirigentes e executivos;
  • Habilidade no relacionamento com a mídia em geral.

Conheça nossa equipe

Nossa empresa trabalha com base no conceito de parceria por projetos. Conheça quem já atua em associação conosco.

June Lessa Freire

Com Mestrado em Educação e pós graduação em Informática na Educação, atua como consultora na formação de professores para a aplicação de Metodologias Ativas nos processos de aprendizagem bem como na criação e implantação de cursos em EAD.

Em 1988, quando trabalhava na DSI Informática, desenvolveu o que viria a ser o primeiro software brasileiro de educação a distância, SAB – Sistema de Autoria Brasileiro, ganhador do prêmio de melhor software para educação de 1988, concedido pelo PRONINF, órgão que à época fomentava iniciativas de informática educativa no MEC.

Foi professora da Faculdade de Educação da UFRJ, implantou a informática educativa em diversas escolas de Educação Básica, particulares e públicas, no Rio de Janeiro, formando professores e corpo técnico. Em 1994, como coordenadora pedagógica do Centro Educacional de Itaipava, implantou um trabalho interdisciplinar e multiserial orientado por projetos, por compreender que o processo ensino/aprendizagem deve ser realizado de forma integrada e contextualizada, rompendo com a lógica da compartimentação, sendo construído a muitas mãos pelos envolvidos e permitindo que tenha significado para quem ensina/aprende.

Criou e coordenou o Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Implantou núcleos de Educação a Distância no Centro Universitário São José e no SENAI/CETIQ.

No início dos anos 2000, teve como grande desafio a coordenação geral do Projeto de Aumento de Escolaridade que ocorreu em 32 comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro, formando 2.200 jovens e adultos.

É a idealizadora do nome e da marca “Foca na Estratégia“.